“Quem foi Teixeira Lopes?”

Este ano letivo, os alunos das turmas do 3.º ano do 1.º CEB da Escola Básica Igreja e Lavadores e da Escola Básica de Igreja n.º 1, participaram no projeto “Quem foi Teixeira Lopes?”, Realizaram uma visita guiada à Casa-Museu Teixeira Lopes, onde os alunos conheceram a vida e obra do artista, bem como todo o espólio cultural, enriquecendo assim a sua criatividade e sensibilidade para as diferentes formas de expressão artística.
Finda a visita, foi-lhes proposta a criação de um trabalho artístico, recorrendo à reciclagem de alguns materiais, de uso rotineiro, cujo objetivo era levá-los a participar num concurso e numa exposição coletiva.
Os alunos da EB Igreja e Lavadores, depois de um momento de reflexão sobre o que fazer com as colheres de madeira, resultantes do consumo de iogurtes (oferecidas pela Autarquia), e na tentativa de despertar um novo olhar sobre a grande quantidade de colheres utilizadas e descartadas. Os alunos tiveram a ideia de as reutilizar e resolveram colorir essas colheres de diferentes cores e colá-las sem qualquer orientação, no quadro de forma a transmitir a liberdade de cada um.
O trabalho foi concebido também como forma de comemorar os 50 anos do 25 de Abril “o derrube do fascismo e o abrir as portas à liberdade” e a conquista de um povo, que lutou durante décadas. Esteve patente a vontade de transmitir à nossa comunidade educativa e comunidade em geral, que temos de adotar uma forma de desenvolvimento que não à comprometa o nosso planeta e que devemos cuidar bem dele. O trabalho tem ainda como finalidade consciencializar para as questões ambientais fora e dentro do recinto escolar. A Escola tem um papel fundamental no espírito crítico, desenvolvimento dos valores éticos das crianças, mas também nas questões ambientais, ou seja, da “Consciência Ecológica” dos alunos, que serão os adultos do futuro.
A turma da EB Igreja n.º1 realizou uma Instalação com técnica mista. A ideia do trabalho artístico partiu de uma fotografia de uma das janelas da casa museu, tirada durante a visita, que foi imprimida e, organizados em grupo de trabalho, os alunos planificaram e executaram 2 a 3 pequenas estruturas utilizando materiais de desperdício que serviram para decorar o bordo da janela. O trabalho artístico foi intitulado – Janela do Artista.
Os trabalhos foram submetidos a concurso e o trabalho artístico da EB Igreja n.º1 foi o 3.º classificado.
Todos os trabalhos estarão expostos na Biblioteca Municipal de Gaia, de 27 de junho a 31 de agosto.