Com vista a alcançar a meta da “Universalização da Escola Digital”, o Ministério da Educação implementará medidas que permitirão incrementar esta estratégia, faseadamente.
Neste primeiro momento, é dada particular atenção aos alunos abrangidos por apoios no âmbito da Ação Social Escolar (escalões A, B e C), a quem é cedido o direito de utilização temporária e gratuita de equipamentos informáticos, conetividade e serviços conexos, no âmbito da execução da medida «Universalização da Escola Digital», na qualidade de comodatários.
Este processo requer a entrega do equipamento na sede do Agrupamento e a assinatura de um Auto de Entrega. Cada kit é composto por um computador portátil, auscultadores com microfone, uma mochila, um hotspot e um cartão SIM, que garante a conetividade a partir de qualquer ponto do país (pressupondo uma utilização responsável de dados móveis).
Foram definidos três tipos de computador, ajustados às necessidades de utilização expectável de cada nível educativo e em contexto de aprendizagem:
- Tipo I, para alunos do 1.º ciclo do ensino básico – foram entregues 44 kits;
- Tipo II, para alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico – o AEDM ainda não recebeu equipamentos para estes níveis de ensino;
- Tipo III, para alunos do ensino secundário – foram já entregues 59 kits.
Iniciou-se também a distribuição aos docentes durante esta semana, tendo já sido entregue um total de 64 kits a professores do 1.º ao 12.º ano de escolaridade, em funções letivas no AEDM.
Durante as próximas semanas continuaremos com a preparação e entrega dos kits “Escola Digital”, de forma a ser possível abranger o maior número possível de alunos, no mais curto espaço de tempo. Em caso de dúvida, poderão ser contactados os serviços administrativos.
O sucesso desta iniciativa depende da colaboração de todos!